Casas pré-fabricadas em madeira

Alguns fatores a serem considerados quando da tomada de decisão de construir a sua casa.
Beleza com sustentabilidade.
Você quer contribuir para a sustentabilidade do planeta?​

 

Desde os primórdios da existência humana, a madeira é um dos mais belos e importantes materiais que a natureza colocou à disposição do ser humano.

 

Nestes tempos de justificada preocupação com a sustentabilidade do planeta, diferentemente do que muitas pessoas pensam, maximizar a utilização da madeira é uma atitude ecologicamente correta. É claro que estamos falando da exploração da madeira quando associada ao manejo florestal, seja em se tratando de florestas nativas ou plantadas (reflorestamento).

 

A madeira é um material renovável na natureza e participa, decisivamente, do equilíbrio ecológico. Ela melhora a qualidade do ar pelo sequestro de carbono quando de seu desenvolvimento, fixa o gás carbônico, libera oxigênio através do processo fotossintético e mantém a biodiversidade quando explorada dentro de um sistema de manejo florestal.

 

A madeira é um dos poucos materiais que pode ser reutilizada sem precisar ser reciclada, o que significa dizer que não irá dispender energia para a sua reutilização. Se reciclar é bom, reutilizar é muito melhor.

 

Por falar em dispêndio de energia para a produção, você sabia que a demanda energética para a produção do concreto e do aço é bem maior do que a da madeira? Segundo Miotto, para a produção da madeira o dispêndio é de apenas 600 MJ/m³, enquanto para o concreto é de 1.920 MJ/m³ e para o aço 234.000 MJ/m³. 

 

Morar em uma casa de madeira é se sentir integrado à natureza, pela enorme gama de texturas, cores e aromas das madeiras.

 

Paradoxalmente, no Brasil, um país com enorme vocação florestal, a demanda por edificações de madeira é muito pequena, quando comparada a países da América do Norte, da Europa e do continente asiático. Talvez por razões culturais, já que nos primórdios da nossa colonização nossos colonizadores preferiam levar a nossa madeira a incentivar a sua utilização pelos locais. É por esse motivo que o termo “madeira-de-lei”, até hoje utilizado como significado de madeira nobre, de alta qualidade, teve a sua origem em uma lei da coroa portuguesa que listava diversas espécies de madeira nobre que tinham a sua comercialização proibida.

 

A mudança desse comportamento, em relação às construções de madeira, não depende apenas dos arquitetos e projetistas, pois eles desenvolvem seus projetos em função das demandas que recebem de seus clientes. Essa mudança deve começar a partir daqueles que, como você, irão decidir quais materiais serão utilizar na construção da sua casa.

 

Considere este nosso apelo à sustentabilidade, maximize a utilização da madeira no seu projeto.

Economia, rapidez na construção, pouca utilização de mão de obra e sem desperdícios.

 

A rapidez, tanto na manufatura das peças pré-fabricadas de madeira quanto na montagem da casa, se traduz em economia. O tempo para a construção de uma casa de madeira é bem menor que o do sistema convencional de alvenaria o que significa economia com mão de obra.

 

A alvenaria de tijolos é um sistema construtivo bastante artesanal pois a estrutura é feita no próprio canteiro e as paredes levantadas tijolo por tijolo. No sistema construtivo com peças pré-fabricadas estas já chegam ao canteiro pré-cortadas, prontas para serem aplicadas. Com apenas 3 ou 4 pessoas se monta uma casa. Não há desperdício. Não há sujeira, entulhos. Não há obra, apenas montagem.

 

Também na fundação da casa haverá economia porque as casas de madeira são mais leves e haverá menor consumo de material na fundação.

 Clique nas caixas para saber mais sobre:

* Passo a passo da construção da sua casa

* Aplicações das madeiras

1/12

Precisa de mais informações?

Mande-nos um e-mail!

Durabilidade, conforto e segurança.

 

 

A madeira é um excelente material de construção, sob todos os aspectos.

 

Apresenta elevada resistência mecânica em relação ao seu peso, tanto para esforços de tração quanto compressão, além de resistência à tração por flexão.

 

Tem resistência a choques e cargas dinâmicas absorvendo impactos que dificilmente seriam absorvidos por outros materiais. Tem fácil trabalhabilidade, boa absorção acústica e bom isolamento térmico, tanto para regiões frias quanto quentes.

Uma edificação de madeira pode durar centenas de anos. Tudo vai depender, em primeiro lugar, do projeto. Ao definir um projeto com madeira, é preciso que arquitetos e engenheiros envolvidos tenham pleno conhecimento das propriedades de cada espécie de madeira que será utilizada, quais as mais apropriadas, considerando-se fatores como a localização da edificação e os agentes biológicos a que a construção estará exposta. Isso é fundamental para evitar futuras deteriorações ocasionadas pela ação das intempéries e pelo ataque de fungos e insetos.

 

Existem muitos detalhes construtivos que proporcionam proteção às peças. Deve-se respeitar as limitações do material e especificar adequadamente a espécie de madeira para cada uso, pois algumas espécies são mais naturalmente resistentes a agentes biodegradantes (apodrecimento) e/ou organismos xilófagos (fungos, cupins...). Por isso é muito importante que o projeto seja feito por pessoal capacitado e especializado na construção em madeira.

 

A manutenção preventiva é outro fator muito importante. Recomenda-se a aplicação de hidrorrepelentes e/ou vernizes a cada 2 anos, tratamento com cupinicidas, etc.

 

Quanto à segurança de uma casa de madeira basta citar o fato de que, nas regiões sujeitas a abalos sísmicos e furacões, como na região do Caribe, por exemplo, para onde exportamos muitos de nossos produtos, a preferência é pelas construções de madeira, principalmente, por razões de segurança. Uma casa de madeira pode vergar sob ação de fortes ventos ou de tremores de terra mas não colapsa e não trinca como outros materiais. Passado o cataclismo, uma casa de madeira pode ser recuperada e até remontada, enquanto as construídas com outros materiais, muitas vezes, precisam ser demolidas.

​© 2019 Amazon Totem₢ É uma marca registrada. Produtos Florestais Sustentáveis. Todos os direitos reservados.